Plebiscito 2018


Cidadania é um dos conceitos mais utilizados nas propostas educacionais nos dias de hoje. Grande parte dessas propostas busca a construção ou o desenvolvimento de uma cidadania crítica junto aos estudantes. Para contemplar essas propostas os componentes curriculares da área das Ciências Humanas são os primeiros a ser convocados. Especificamente no caso da História, busca-se demonstrar as mudanças ocorridas no conceito em diferentes lugares e tempos. Dessa forma, ser cidadão na Grécia Antiga é muito diferente do que é ser cidadão no Brasil atual. Assim, durante o terceiro trimestre a área de Ciências Humanas, além dos estudos dos conceitos e das transformações ocorridas com a ideia de cidadania, propôs uma atividade prática, fazendo o experimento da cidadania. Estudantes dos sextos, sétimo e oitavo anos da Escola Vivian Maggioni enfrentaram o desafio de elaborar um Plebiscito. Para isso, as turmas ficaram responsáveis por elaborar perguntas sobre diferentes aspectos relacionados a sua vida escolar. Após, foram elaborados argumentos favoráveis e contrários ao que estava sendo perguntado. Nesse processo, professoras, professores, funcionárias, direção e estudantes puderam discutir sobre todos os aspectos levantados nas perguntas, para que no dia da votação tivessem consciência para escolher SIM ou NÃO, participando de forma consciente.
(Professor Fabrício Romani Gomes)

Veja os resultados do plebiscito:











Comentários