Cidadania é um dos conceitos mais utilizados nas propostas
educacionais nos dias de hoje. Grande parte dessas propostas busca a construção
ou o desenvolvimento de uma cidadania crítica junto aos estudantes. Para
contemplar essas propostas os componentes curriculares da área das Ciências
Humanas são os primeiros a ser convocados. Especificamente no caso da História,
busca-se demonstrar as mudanças ocorridas no conceito em diferentes lugares e
tempos. Dessa forma, ser cidadão na Grécia Antiga é muito diferente do que é
ser cidadão no Brasil atual. Assim, durante o terceiro trimestre a área de
Ciências Humanas, além dos estudos dos conceitos e das transformações ocorridas
com a ideia de cidadania, propôs uma atividade prática, fazendo o experimento da
cidadania. Estudantes dos sextos, sétimo e oitavo anos da Escola Vivian Maggioni
enfrentaram o desafio de elaborar um Plebiscito. Para isso, as turmas ficaram
responsáveis por elaborar perguntas sobre diferentes aspectos relacionados a
sua vida escolar. Após, foram elaborados argumentos favoráveis e contrários ao
que estava sendo perguntado. Nesse processo, professoras, professores,
funcionárias, direção e estudantes puderam discutir sobre todos os aspectos
levantados nas perguntas, para que no dia da votação tivessem consciência para
escolher SIM ou NÃO, participando de forma consciente.
(Professor Fabrício Romani Gomes)
Veja os resultados do plebiscito:
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